A Federação de Sinuca e Bilhar do Estado de Santa Catarina, entidade regional de administração do desporto, é uma sociedade civil sem fins econômicos, com prazo e duração ilimitados, fundada em 10 de dezembro de 1993 na cidade de Itajaí (SC), cujo ato foi publicado no Diário Oficial do Estado de Santa Catarina no. 14.830, de 10/12/93.

Cumpridas todas as formalidades exigidas, em 17 de maio de 1995 a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca aprovou o Estatuto através da Resolução no. 001/95.

Em 12 de junho de 1995, a Federação foi declarada de utilidade pública pela Câmara de Vereadores da cidade de Itajaí, mediante Projeto de Lei  no. 019/95 de autoria do vereador Edison D’Ávila.

Em 27 de junho de 1995, através da Lei 2.791, o então prefeito Arnaldo Schmitt Júnior sancionou o projeto aprovado na Câmara de Vereadores.

Sua primeira diretoria foi assim composta:

Diretoria
Presidente:
Jamilton João da Silva
Vice-presidente Administrativo: Joaci Carvalho dos Santos
Vice-presidente Financeiro: Ricardo Raul Ramos
Vice-presidente Técnico: Jaime Fernando Gomes
Vice-presidente de Comunicação Social: Leopoldo Silvino Zimmermann

Conselho Fiscal (efetivos)

Paulo Renato Pinto
Wanderley Godoy
Salvandir Fagundes

Conselho Fiscal (suplentes)

Guilherme Rehnius Filho
Elísio Furtado
Márcio Alexandre Mafra

INÍCIO

O ano de 1991 marcou a 1ª. edição do Torneio Bijú, assim denominado em homenagem ao Sr. Wilson Yurk, um paranaense de Campo Mourão que há muitos anos veraneia em Balneário Camboriú e, desde então, passou a jogar sinuca com amigos de Itajaí e região.

O evento foi criado por um grupo de “feirinos” (é como o povo de Santa Catarina chama um dos dias da semana onde são realizadas confraternizações entre amigos) da sinuca do Clube Atiradores.

No ano seguinte – 1992, a partir do Torneio Bijú, foi criado o Clube Itajaí Snooker Team, atualmente filiado ao Clube Atiradores e, em 1993 foi fundada a Federação de Sinuca e Bilhar do Estado de Santa Catarina.

1ª. COPA BRASIL

Desde a sua fundação, a Federação vem promovendo competições individuais e interclubes com a participação de jogadores de todo o Estado de Santa Catarina.

Entretanto, no âmbito nacional, cabe destacar a realização, sob a presidência de Leopoldo Silvino Zimmermann e apoio da Prefeitura Municipal, da 1ª. Copa Brasil de Sinuca no período de 23 a 26 de abril de 1998, na cidade de Itajaí.

O evento, que contou com a coordenação geral de Airton de Souza Marinho, foi supervisionado pela Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, representada pelo presidente Flávio Luiz da Cunha e vice-presidente Paulo Dirceu Dias.

Participaram 48 atletas de todo o Brasil destacando-se Wilson (BA) – campeão, Noel (PR) – vice-campeão, além de Miguelzinho, Roberto Carlos, Igor, Fabinho, Sobradinho, Zico, Jota, Ratinho, Tuzinho, Bebeto, Gabiais e Tim, entre outros ícones da sinuca brasileira.

A competição também contou com a participação de 19 jogadores catarinenses cuja maioria ainda está em atividade nos eventos estaduais e nacionais.

O BESC – Banco do Estado de Santa Catarina, Bilhares Ideal e ADHOC – Administração Porto de Itajaí, foram os principais patrocinadores da 1ª. Copa Brasil, considerada a maior realização da sinuca catarinense.